top of page

AMBULATÓRIO

Esse Departamento da Fraternidade Tabajara foi criado com o alvitre filantrópico de assistência higiênica, mental moral e espiritual aos necessitados. O Diretor Geral do Ambulatório Tabajara é o Espírito que se intitula identificado: Dr. Alberto Seabra. Nele tem trabalhado, além dos Mentores Espirituais da Fraternidade Tabajara, diversos Espíritos colaboradores através os médiuns de cura, acólitos e médicos, todos voluntários. Todos os conselhos transmitidos, curativos, medicamentos distribuídos, passes magnéticos de cura, fitoterapia, cromo terapia, músico terapia, energização, etc, são ministrados totalmente gratuitos, todos realizados com ilhaneza de trato, sinceridade e completos desinteresse de qualquer remuneração ou agradecimento.

 

Existe escrituração de todos os conselhos transmitidos e entrevistas com os pacientes atendidos. Diversos são os casos de cura e benefícios alcançados. Dentre os espíritos colaboradores, destacamos: Anchieta, Tabajara, Pae João de Aruanda, Alberto Seabra, Rosa de Jurema, Tia Maria, Cézar Campelo, Mário Bossois, Pasteur, Camile Flamarion, Lavoisier, Sócrates, Oswaldo Cruz, Bezerra de Menezes, Graciano Neves. Estes espíritos, com o senso do Dever Caritativo e Ciência Espiritual, tem por alvitre, proteger a Medicina, Ciências Paramédicas e todos os seus trabalhadores, no combate as enfermidades do corpo, da mente e do espírito.

INTRODUÇÃO

REGIMENTO INTERNO

1)    O Ambulatório Tabajara atende gratuitamente a todos os indivíduos de maneira atenciosa e correta.

2)    Nem os médiuns, nem os acólitos podem receber remunerações pelo trabalho aplicado no Ambulatório Tabajara.

3)    Nenhuma pessoa: diretores, médiuns, cambonos, iniciados(as) ou membros dos departamentos da Fraternidade Tabajara podem tirar para si ou para terceiros, qualquer medicação ou remédio do Ambulatório Tabajara, sem ordem ou viso dos Mentores espirituais ou médicos que dirigem o referido departamento. No caso de uma emergência (urgência absoluta), pode o(a) presidente mensal, com um dos acólitos do ambulatório, não estando presentes o médium ou médiuns responsáveis, pode ser feito um curativo de pronto socorro ou aplicado um remédio oficinal de emergência. São considerados de emergência os produtos de curativos, os anti-ácidos, um calmante ou comprimidos analgésicos. Nesse caso, o(a) presidente mensal escreve os nomes dos produtos aplicados e assina, responsabilizando-se, no livro de escrituração do ambulatório Tabajara.

4)    O Ambulatório Tabajara recebe amostras gratuitas de diversos laboratórios, donativos, produtos oficinais de emergência e apetrechos comuns aos ambulatórios. Não se compromete, no entanto, a serem obrigados os seus trabalhadores (médiuns ou médicos) a receitarem somente os produtos desses laboratórios.

5)    O Ambulatório Tabajara é livre, no trato dos doentes, por filantropia, por caridade.

6)    Regido pelos Mentores Espirituais, jamais teve ou terá polêmica, politicagem para com a medicina dos homens ou seus trabalhadores. Nunca, por natureza escandalizando esta ou aquela pessoa médica, mesmo porque além de ser anti-coleguismo, não estaríamos rezandoos sagrados princípios da medicina, além de ser falta de caridade tal proceder. É proibida a venda de qualquer medicação.

7)    A direção espiritual dos irmãos ou pessoas que nos consultam, como do que aconselhamos. Exige o máximo de boa vontade de todos trabalhadores do ambulatório, em suas diversas funções. Controla-se, pela escrituração, os remédios que entram, os que são doados e os que perderam sua validade (prazo).

8)    Como todo ambulatório, o nosso também deve ser uma expressão real de limpeza, de ordem, de higiene.

9)    Os acólitos se revezam na arrumação dos diversos armários, dos pertences  ou objetos úteis ao serviço, da rouparia, de toda aparência e vida do ambulatório e do atendimento sério, correto, pronto, útil, justo, bondoso aos Mentores e médicos. Dr. Alberto Seabra, assinam Pae João de Aruanda e Tabajara e todos trabalhadores espirituais deixam seus nomes através este emblema:

 

Os diretores espirituais do Ambulatório Tabajara são os espíritos dos quais destacamos: Anchieta, Tabajara, Pae João de Aruanda, Alberto Seabra; coadjuvados por Rosa de Jurema, Tia Maria , Dr. Cezar Campelo, Dr. Mário Bossois, Pasteur, Camile Flamarion, Lavoisier, Sócrates, Oswaldo Cruz, Bezerra de Menezes, Graciano Neves e outros. Estes espíritos, com o senso de dever caritativo e ciência espiritual, tem por alvitre no Ambulatório Tabajara, proteger a medicina, ciências paramédicas e todos os seus trabalhadores, no combate à enfermidade, do corpo, da mente, do espírito. Nunca entrando em qualquer trabalho para prejudicar profissionais e, sim ajudá-los por meio de irradiações para que os males sejam debelados pela ciência, com a graça de Deus. Os(as) médiuns que trabalham no Ambulatório Tabajara no trato da caridade, não podem receber qualquer infiltração contrária ao trabalho gratuito e sério. Não pode receber sugestões de particulares terrenos, para este ou aquele meio, no trabalho. A Fraternidade Tabajara não assume nenhuma responsabilidade sobre os trabalhos de médiuns, inscritos na Umbanda Tabajara, aplicados fora do Ambulatório Tabajara, mesmo que esses médiuns estejam apossados de seus guias protetores.

 

O Ambulatório Tabajara é o primeiro departamento da Fraternidade Tabajara de trabalho aplicado à coletividade e atendimento, sem que para tal mister as pessoas atendidas sejam irmã(o)s pertencentes à O.S.T. , O.S.M.  ou a departamentos da Fraternidade Tabajara. Atende-se a todos, sem distinção.

CONSELHOS ÚTEIS

CONSELHOS UTEIS SOBRE A SAÚDE DO CORPO E DO ESPÍRITO

Quando tomar chás, observem que, geralmente, é suficiente tomar meio copo, duas a três vezes ao dia. Quantidades maiores, só quando for recomendado, por ser necessário. O preparo do chá pode ser por fervura ou infusão. Verificar a quantidade necessária de ervas, proporcional à quantidade de água. Usar ervas frescas ou secas naturalmente. Não usar folhas bicadas por insetos. Não misture ervas, a não ser que seja recomendado.

A alimentação deve ser adequada a cada organismo. O que faz bem ou mal a uma pessoa varia de pessoa para pessoa. Cabe a cada um distinguir o que lhe faz bem ou mal. O organismo não necessita de grandes quantidades de cada alimento. Procure variar ao máximo, em pequenas quantidades de cada tipo. Não sobrecarregue o aparelho digestivo. De preferência usar alimentos frescos, naturais, sem conservantes, gordura ou açúcar desnecessário.

Dentre as frutas, destacamos o uso freqüente do limão, da banana, coco, castanhas, nozes e da maçã. Dentre os vegetais, usar com freqüência: agrião, berinjela, couve, cenoura, inhame, tomate (de preferência sem agrotóxico), soja, lentilha e todos os temperos vegetais naturais, como: alho, cebola, coentro, salsa, salsão, urucum, e dendê em pequenas quantidades, azeitonas, azeite, cominho, orégano, pimentão, pimenta. Peixes em geral. Se desejar alimentar de outras carnes, cuide que sejam provenientes de criações sem uso de hormônios na ração ministrada.

1)Fazer preces ao deitar-se e ao acordar...                               

2) Manter contato com a Natureza, em seus vários aspectos, procurando sentir as suas Vibrações e haurir forças.

Exemplos:                                                                                                                    

a) Pedir licença às forças espirituais do Reino Vegetal coloque a mão direita sobre o tronco de uma árvore e a mão esquerda sobre o coração e, contrito(a), em preces e meditação, haurir forças que provém da Natureza, fortalecendo seu    corpo e espírito.

b) Segurar, com as duas mãos, uma pedra de seu gosto - que deve ser mantida dentro de uma. vasilha de vidro transparente, com água - e, meditando e orando, procurar haurir forças que provem da Natureza, do reino mineral.

c) Ir à beira mar, sentar-se na areia, diante do mar, fazer preces e meditação sobre as forças e grandiosidade do mar, em tamanho e variedade de espécies de vida nele contidas, abrir os braços e procurar receber toda a energia possível.

d) Fixar os olhos ou o pensamento nos astros, no sol, nas estrelas, procurando sentir a grandiosidade do Universo, obra e criação de Deus. Tente ampliar sua fé em Deus e os horizontes de sua missão na Terra.

e) Fazer obrigações aos Orixás, conforme consta de outro documento da Fraternidade Tabajara.

 

3) Mentalizar a energização dos chácaras principais do seu corpo. Procurar conhecer a localização dos chácaras no seu corpo, e o que pode ser energizado em cada um. Outros pontos podem ser conhecidos e energizados nas palmas das mãos e nas palmas dos pés.

 

4) Ler mensagens e livros úteis com regularidade.

 

5) Fazer preces ao seu Anjo da Guarda (aconselhável todas segundas-feiras).

 

6) Cumprir com as suas atribuições materiais junto à Família e ao Trabalho.

Louvar a Deus a fazer preces sempre que entrar em casa ou no ambiente de trabalho. Assim fazendo, estará auxiliado a todos, materialmente e espiritualmente, tomando o ambiente melhor e tudo discorrerá mais acertadamente.

 

7)Cumprir com as suas atribuições espirituais.

 

8)Fazer a reunião de Evangelho no Lar. Orientação constando de outro documento da Fraternidade Tabajara.

 

9)Usar água fluidificada no Templo e nas reuniões de Evangelho no Lar. Usar, de preferência, copo ou garrafa de vidro e água filtrada.

 

10)Defumar o lar periodicamente. Usar o defumador de sua preferência.

 

11)Aspergir água do mar ou de nascente, benzendo o lar, periodicamente.

 

12) Manter uma vasilha de vidro transparente, com 3 pedaços de carvão vegetal dentro, no ambiente do quarto, ou debaixo da cama, trocando a água uma vez por semana, até afundarem os três pedaços. Depois comece tudo novamente. O carvão irá absorver os miasmas e energias negativas do ambiente. Os pedaços usados devem ser deixados alguns dias para secar e depois serem queimados.

 

13) Cruzar duas espadas de São Jorge, atrás da porta, pregadas, no meio, ou colocar entre o colchão e o estrado da cama (duas para cada pessoa), visando defesa contra demandas e perturbações espirituais.

 

14) Manter uma pedra no ambiente do lar ou do trabalho. Escolha uma pedra de sua preferência, ou procure saber que tipo de pedra lhe traz boas vibrações. Pode ser colocada dentro de uma vasilha de vidro transparente, com água. De vez em quando, segure a pedra com as duas mãos, procurando haurir forças.

 

15) Manter o corpo asseado. Cuidados especiais com os pés, ouvidos, cabelos, pele, órgãos genitais. Quando puder, faça banhos de assento com a folha da fortuna, lavando bem a genitália.

 

16) Tomar banhos de sol regularmente. Principalmente em locais doloridos, respeitando os horários - exceto de 10 h às 14 h. No máximo duas horas diárias, começando com dez minutos e ir aumentando gradativamente. De preferência, usar pouca roupa ou nenhuma.

 

17) Massagear os pés regularmente. Pode ser usado infusões de ervas no álcool, azeite ou banhos de ervas.

 

18)Fazer alongamentos, regularmente, dos braços, pescoço, pernas. Se possível, pratique algum esporte ou ginástica ou hidroginástica ou Yoga.

 

19)Fazer exercícios respiratórios, regularmente, inspirando e expirando o ar profundamente.

 

20)Usar os recursos da Fisioterapia (massagens, exercícios, uso de aparelhos, todos adequados ao que for necessário trabalhar no corpo), Termoterapia (bolsas de água quente ou de gelo, banhos de infravermelho, turbilhão, hidromassagem), Banhos de Contraste (normalmente usados intercalando banhos de sauna quentes com banhos de água fria), Acupuntura, Cromoterapta (mentalizando uma cor ou colocando luz da cor desejada no ambiente), Fttoterapta (uso de chás ou infusões de ervas), Aromoterapia (através de essências ou plantas ou incensos, no ambiente), Musico­terapia (o tipo de música deve variar de acordo com a finalidade, que pode ser de relaxamento ou para revigorar os sentidos), Entretenimentos (diversos, disponíveis em várias formas, inclusive jogos para exercitar o físico ou a mente, danças, tudo dentro do que é saudável e sem excesso).

 

21)Cura com limão - é útil fazer a cada seis meses ou uma vez por ano. Utilizar o sumo de 1 limão no primeiro dia e ir aumentando 1 limão a cada dia, até alcançar 15 limões no décimo quinto dia. Daí em diante, diminuir um limão a cada dia, até chegar a 1 limão no trigésimo dia. Pode ser usada a quantidade de água que desejar, junto ao sumo. Pode adoçar, se não for diabético, de preferência com mel.

 

22)Febre? Dores no corpo? Dengue? Experimente tomar chás de melão de São Caetano, em quantidade boa, por alguns dias. Comer inhame.

 

23)Se tomar medicamentos antibióticos, não deixe de tomar chás de boldo ou pico-preto, durante o tratamento e mais cinco dias.

 

24)Unhas encravadas ou com tendência a encravar? Unhas ou cutículas doentes? Não use cortar com tesoura. Usar apenas lixa. Usar Tetmosol. puro, para desinfetar.

 

25)Queimaduras? Use mercúrio e pomada de calêndula.

 

26)Manchas na pele, pele ressecada, revigorar a pele? Use pomada de calêndula.

 

27)Acne (espinhas, cravos)? Dieta alimentar evitando gorduras, use pomada minâncora ou de calêndula. Compressas locais com alecrim ou argila. Inhame, comer por 15 dias e compressas, cru, no local.

 

28)Hipertensão? Evitar o sal e usar alimentos, frutas e ervas diuréticas. Usar: abacate, abacaxi, abóbora, agrião, alcachofra, alcaparra, alface, ameixa, amora, aspargo, bardana, berinjela, beterraba, boldo, borragem, café, caju, cana, cana de macaco, carambola, cardo-santo, cebola, cereja, cevada, chuchu, confrei, espinafre, figo, framboesa, fruta do conde, guando, jaca, jenipapo, laranja, laranja lima, limão, maçã, manga, mastruço, mate, melancia, melão, milho, morango, nabo, nêspera, noz, orégano, pariparoba, pepino, pêra, pêssego, rabanete, romã, rúcula, sabugueiro, salsa, salsão, taboa, tomate, uva.

 

29)Evacuação irregular? Usar Carvão Vegetal em cápsulas de farmácia, comer melão, mamão, para soltar. Para prender, comer goiaba e chás de folhas da goiabeira. Através da inclusão ou exclusão, descobrir os alimentos que auxiliam ou prejudicam a sua digestão - porque variam os efeitos de pessoa para pessoa. Fazer exames de fezes pelo menos uma vez por ano.

 

30)Hemorragias? Varizes? Usar gengibre. Mastigando um pedaço do tamanho de um dente de alho, diariamente. Usar: acelga, arroz, bar dana, cebola, figo, louro, maxixe, melão, mil folhas, nabo, repolho, sabugueiro, tomate.

 

31)Dores de garganta, infecções na boca? Usar gengibre. Mastigando um pedaço do tamanho de um dente de alho, diariamente. Fazer revisão anual dos dentes ou sempre que necessário, tratar dos dentes.

 

32)Resfriados, gripes? Fazer um xarope caseiro com: um maço de agrião, um de hortelã, um de coentro, 33 folhas de assa-peixe, todos com talos, picados, três dentes de alho socados, fervendo tudo em 2 litros de água por 20 minutos. Coar acrescentar mel e própolis, à vontade, se não for diabético. Tomar uma colher de sopa de hora em hora. Cápsulas de óleo de alho uma ou duas vezes ao dia ou aumentar bastante a quantidade de alho na alimentação. Usar: agrião, alecrim, alface, alfavaca, azeitona, caju, cambará, cevada, confiei, cuité, figo, limão, mel, melão de São Caetano, orégano, pimenta, salsa, salsão, tanchagem, urucum.

 

33)Preventivos contra câncer, AIDS, infecções. Usar gengibre. Mastigando um pedaço do tamanho de um dente de alho, diariamente. Chás de casca do Ipê roxo, chás de confrei, comer inhame, usar cápsulas de óleo de alho uma ou duas vezes ao dia ou Allium sativum através da homeopatia. Peixes de escamas.

 

34)Diabetes? Chás da folha da trepadeira. Usar a batata Yacon. Usar: abóbora, alcachofra, arroz integral, aveia, azeitona, bardana. brócolis. caju" canela, cebola. cogumelo. graviola" levedura de cerveja" pêssego.

 

35)Infecções em geral? Usar chás da planta penicilina, do algodoeiro, gengibre, limão, salsa.

 

36)Mordidas de insetos em geral? Molhar fumo com a própria saliva e colocar no local, pressionando.

 

37)Ácido úrico elevado, dores no corpo, emagrecer? Chás de carqueja, de arnica. Não comer carnes gordurosas e vermelhas. Evitar alimentos que cresçam debaixo da terra. Usar: abacate, agrião, alcachofra, alho, cereja, laranja, milho, morango, noz, pepino, salsão, tomate, uva.

 

38)Dor no estômago? Chás de capeba ou pariparoba, de melão de São Caetano. Comer melão amarelo. A lima é excelente para o estômago. Usar: abacaxi, acelga, arroz, integral, beterraba, confrei, couve-flor, gergelim, laranja, maçã, morango, salsão, uva.

 

39)Câimbras, dormência? Usar gengibre. Mastigando um pedaço do tamanho de um dente de alho, diariamente. Pó de sementes de girassol (triturar no liquidificador), misturando 1 colher de chá do pó na comida.

 

40)Alergia? Agrião à vontade, cru 3 gotas de própolis, duas vezes ao dia. Óleo de alho em cápsulas, junto às refeições principais.

 

41)Fraqueza? Desanimo? Melhorar o tipo de alimentação, fazer reposição de vitaminas, fazer exame de sangue. Tomar banhos de sol, banhos de mar, praticar um esporte, de sua preferência. Usar guaraná em pó diluído na água, por dois meses, duas vezes ao dia. Úteis: acelga, acerola, agrião, alcachofra, alface, algas, alho, avelã, batata-doce, beterraba, brócolis, cana do brejo, caqui, cebola, cenoura, couve, dente de leão, espinafre, gergelim, jenipapo, lentilha, maçã, morango, ovo.

 

42)Menopausa? Tomar chás de camomila por seis meses. Depois, a cada mês, fazer reposição de vitaminas A, B, C, D, E, cálcio e, se necessário, reposição hormonal. Usar: limão, linhaça, soja, maracujá, melão, tomate.

 

43)Cólicas menstruais :freqüentes? Miomas? Chás de camomila por 3 meses, interrompendo durante os cinco primeiros dias da menstruação. Compressas no baixo do ventre com erva-santa, por 20 minutos, três vezes por semana. Usar: alecrim, alfazema, ameixa, anis, artemísia, bardana, cajá, cenoura, chicória, couve, dente de leão, erva cidreira, gengibre, hortelã, manga, manjericão, milho, dormideira, pepino, sálvia, tomilho.

 

44)Dores no corpo, provenientes da coluna? Fazer exercícios para a coluna, para o seu alongamento - preferencialmente praticar Yoga, massagens com aroeira ou pau d'alho no azeite ou no álcool, variando de acordo com o caso e a pessoa, suas características individuais. Exercícios para manter a postura ereta ao caminhar. Não se sente sem que a coluna esteja devidamente apoiada. Se quer esticar o corpo, use almofadas ou travesseiros para apoiar a coluna, quando sentado ou deitado.

 

45)Arcas abertas? Exercícios de barra regularmente, compressas locais com erva-santa.

 

46)Dores profundas nos ossos e articulações? Compressas com erva-santa, por 30 minutos, compressas com argila, passar petróleo puro durante alguns dias. cobrir-se com areia monazítica.

 

47)Evite ficar descalço(a), principalmente quando pisar em piso frio, ou durante o banho - aconselhável tomar banhos pisando em tábua ou cortiça. evitando a borracha" para um melhor descarrego de energias. Principalmente assim o fazer. quando tomar os banhos de ervas para descarregar-se.

 

48)Corrimentos ou infecções urinarias? Chás de arrozinho do campo, quebra pedra, capeba, melão de São Caetano, tanchagem, fortuna, separados.

 

49)Colesterol alto? Procure cozinhar os alimentos com o mínimo de óleo, não use frituras. Variar o tipo de óleo, a cada mês: soja, milho, granola, algodão, arroz. De preferência, tempere no prato, com azeite de oliva puro, usando temperos naturais como: alho (bastante), coentro. salsa, cominho, hortelã, cebola. Usar no cozimento. quantidades pequenas de urucum (puro), louro. A berinjela é excelente. Usar: abacate, abóbora, alcachofra, aveia, cenoura, cogumelo, ervilha, lentilha, amendoim, maçã, mamão, milho, morango, nabo, peixes, salsão, soja, uva, vinho. Não: cacau, camarão, carne, coco, leite, manteiga, miúdos, ovo, queijo.

 

50)Chás digestivos, em pequenas quantidades, são úteis, junto às refeições. Usar: abacate, abacaxi, agrião, alecrim, alface, alfazema, alho, ameixa, angélica, anis, boldo, café, canela, cereja, cidreira, coentro, ervilha, espinafre, gengibre, groselha, hortelã, jiló, laranja, louro, maçã, mamão, manjericão, mate, moscada, noz-moscada, orégano, pêra, rabanete, salsa, tomilho, urucum, vinho.

 

51)Para evitar o ronco ou má respiração ou apinéia do sono, deitar-se de lado, colocando uma pequena almofada na altura dos joelhos, entre as pernas. É útil que o colchão seja firme, sem deformações, que os travesseiros apóiem o pescoço, sem que a cabeça fique mais alta ou mais baixa que a coluna.

 

52)Torcicolo? Verifique a posição de deitar de lado e a altura do travesseiro. Se tiver dores, faça alongamento do pescoço regularmente, girando a cabeça para um lado e para o outro. Compressas com erva santa ou use o Bálsamo Benguê ou semelhante.

 

53)Verrugas? Usar pomada de Thuya. Colocar inhame cru sobre o local, por 15 dias.

 

54)HPV? Usar chás e banhos de asseio com malva branca, por 90 dias. A tanchagem e o alecrim também são úteis para o asseio.

 

55)Pressão arterial baixa? Experimente chás de urtiga, por 30 dias. Uma pitada de sal debaixo da língua, traz animo imediato e cheirar um pouco de éter.

 

56)Caspa? Passar sumo do limão e deixar por meia hora, dia sim dia não. por duas semanas. A babosa. alecrim e o suco de tomate também são úteis. Usar: abacate, bardana, couve, vinagre de maçã, repolho.

 

57)Dores de cabeça? Lavar a cabeça com banhos de alecrim. sem enxaguar. O alecrim também é bom para o cabelo e para a pele.

 

58)Impotência? Alho, castanha de caju, catuaba, cebola, hortelã, salsa

59)Próstata? Usar: sementes de abóbora, alfafa, cebola, mel, melancia, nabo, pêra, tomate.

 

60)Insônia? Alface, alfavaca, alfazema, alho, anis, boldo, cebola, dormideira, hortelã, laranja, maçã, maracujá, papoula, primavera, tâmara.

 

61)Obesidade? Usar: abacaxi, alcachofra, arroz integral, aspargo, café, carqueja, cebola, cereja, chicória, cogumelo, espinafre, limão, maçã, nabo, peixes, uva. Ver também digestivos.

 

62)Ossos fracos? Usar: abacaxi, acelga, algas, cebola, cenoura, couve, confrei, groselha, inhame, nabo, casca do ovo, peixes.

 

63)Verminose? Usar: abacate, sementes de abóbora, agrião, alho, amora, arroz integral, arruda, bucha paulista, calêndula, cebola, cenoura, coco, couve, figo, grão de bico, hortelã, jiló, sementes de mamão, manga, sementes de maracujá, sementes de melão, morango, noz, casca de romã, folhas de tamarindo.

 

64) Stress? Usar: alfavaca, geléia real, ginseng, maracujá, peixes.

bottom of page