top of page

ORDEM SAGRADA TABAJARA

O.S.T.

Pae João de Aruanda e Tabajara estavam palestrando sobre elucidações espirituais para a caridade na Terra. Tabajara é uma Entidade que tem passado por diversas reencarnações na Terra e, nas selvas do Brasil, foi indígena de várias tribos. Tabajara é o nome da tribo e do chefe guerreiro Tabajara. Pae João de Aruanda é também um espírito que passou por diversas fases na Terra, de elevação e Luz. Com nome de Pae João de Aruanda foi escravo no Brasil. Dissertavam sobre o bem, os dois iluminados Irmãos, para o benefício de todos, quando tiveram ensejo de ideal de Realização duma Organização de Caridade que, orientada pelas Forças Espirituais Beneméritas, viesse até os Homens. Sob a manifestação de uma Ordem ou Meio, para que os Homens se dispusessem para beneficiar e no bem. O Santuário de Umbanda Tabajara, na Terra, tinha lançado seus primeiros albores de trabalho. Procuraram os irmãos do Astral coligados, iniciaram a Instituição da Ordem, mas, não encontraram entre os homens um desejo justo, veemente pra tal mister. A fruta só amadurece na Época.

Deram o nome de Fraternidade Branca e muitos receberam fluidos de Amor Espiritual e Esperança, já promissores de melhores dias. Com a transmutação da sede do Templo para outra localidade, tivemos muito  júbilo no Astral, por vermos afinal emitido o  grito inicial para a Ordem Sagrada Tabajara, na tarde de 24 de junho de 1952, quando foram iniciados os três primeiros irmãos: Octavio Ferreira Paes, Joana Vieira Paes e Maria de Lourdes Labuto, por determinação do Alto.

Ficou assim constituída na Terra a Ordem Sagrada Tabajara, cuja, vida já existia no mundo Espiritual. É constituída em Deus, para os homens, ou ainda, de cima para baixo.  As finalidades da Ordem são para abranger a sublimidade para o Alcance do Bem pelos seres,além da assistência permanente prestada aos homens, mas sem por menores físicos, espirituais,alcançando o Progresso, Trabalho, Evolução e Felicidade. A Ordem Sagrada Tabajara, junto à ordem Sagrada das Missionárias de Tabajara, regem os Destinos Espirituais da Fraternidade Tabajara, sob a Orientação Espiritual de Pae João de Aruanda, Caboclo Tabajara, Caboclo Rosas, Tia Maria e Cabocla Rosa de Jurema, fazendo respeitar os Estatutos da Fraternidade Tabajara, os Rituais Litúrgicos e Esotéricos das referidas Ordens e os Regimentos Internos de cada Departamento Operacional da Fraternidade Tabajara elucidada e determinada Diretrizes para a Organização da Fraternidade Tabajara

BREVE HISTÓRICO

MEMENTO

A Ordem Sagrada Tabajara é uma Organização que se iniciou no Astral Superior. Provém de Deus, nosso Pai e Seus Desígnios. São convocados, pelos Desígnios do Senhor, irmãos com seus nomes, para pertencerem à Ordem Sagrada Tabajara. Cumpre salientarque a O.S.T. é, junto à O.S.M., a base da Fraternidade Tabajara e todos os seus Departamentos Operacionais e das filiadas à Fraternidade Tabajara. Os irmãos a ela convocados podem pertencer a qualquer setor religioso, porque a O.S.T. não proíbe. Conduz o homem à perfectibilidade, induzindo-o no caminho do Bem e Felicidade Eterna.

 

São as seguintes datas estipuladas para as suas reuniões:

1º de janeiro – Confraternização Universal, às 15 horas; na primeira quinzena de janeiro, em data e horário comunicados, Assembléia Geral de Prestação de Contas; 2 de fevereiro – Fundação da Fraternidade Tabajara, às 19h ou às 14h (domingos); Celebrações da Semana Sagrada, diárias, em datas móveis. sexta-feira Sagrada(Paixão), às 15h; domingo da Ressurreição, às 14h; 9 de junho – dia de Anchieta e captação de nomes de novos iniciados e evolução na O.S.T., às 19h ou às 14h (domingos); 24 de junho, às 17h45min – Sessão Magna de Iniciação e do patrono João Batista e Pae João de Aruanda; 19 de julho, às 19h ou às 14h (domingos) dia de Tabajara e ensinamentos aos recentemente iniciados; 11 de agosto, 19h ou às 14h (domingos) dia consagrado à Medicina e ciências paramédicas e seus colaboradores, representados pelo Patrono do Ambulatório Tabajara, Dr. Alberto de Melo Franco Seabra; 21 de setembro, às 19h ou às 14h (domingos), dia da árvore e homenagem ao Reino Vegetal; 2 de novembro, às 9h, dia dedicado aos desencarnados; 19 de novembro, às 19h ou às 14 horas (domingos), dia da Bandeira, Autonomia da Fraternidade Tabajara e a cada 3 anos, eleição geral; 25 de dezembro, às 15h, dia do Natal de N.S. Jesus Cristo; deve estar presente também às Sessões do Tattwa Tabajara, às 19h ou às 14h (domingos), aos Rituais de Batismos, Casamentos e no Ofício Religioso celebrados por Veneráveis da O.S.T. ou pelas Veneráveis da O.S.M., aos domingos, junto à Umbanda Tabajara.

 

Veneráveis tem reunião todo 1º sábado de cada mês, às 15h. Também farão uma breve visita à Caaba meia hora antes dos Terreiros de Pontos da U.T..

 

Procure conhecer os Estatutos da Fraternidade Tabajara e os Regimentos Internos dos Departamentos Operacionais da Fraternidade Tabajara: Juventude Tabajara, Ambulatório Tabajara, Umbanda Tabajara, Comunicação Social Tabajara, Tattwa Tabajara, Missionárias Sagradas de Tabajara e Serviço Social Tabajara.

bottom of page