COMUNICAÇÃO  TABAJARA

O departamento passou a ter esta denominação COMUNICAÇÃO TABAJARA quando da reforma dos Estatutos da Fraternidade Tabajara em 2019 — compõe-se do JORNAL “O TABAJARA” E OUTROS MEIOS DE COMUNICAÇÃO — o jornal “O Tabajara” foi criado no dia 25 de dezembro de 1952: tem a finalidade de evangelização doutrinária e publicidade da Fraternidade Tabajara. A Juventude Tabajara deve sempre se fazer presente nas publicações de O TABAJARA, com trabalhos produzidos pelos Juventinos (as), bem como ter sua parcela de participação em outros meios de comunicação que a Fraternidade venha a possuir ou manter, no presente e futuro.

BREVE HISTÓRICO

REGIMENTO

O Tabajara teve seus primeiros albores com a confecção do jornalzinho da Juventude Tabajara em 05 de dezembro de 1952 e o departamento Juventude Tabajara em dezembro de 1952 e o departamento Juventude Tabajara continuou durante 05 anos de 1953 a 1954, a confeccionar um jornalzinho, com textos produzidos pelos(as) juventinos(as) ou por estes(as) copilados. Porisso deverá sempre a Juventude Tabajara participar ao menos com uma página produzida pela Juventude Tabajara dentro do jornal O Tabajara.

O primeiro número de O Tabajara foi impresso em dezembro de 1954 e tem por finalidade divulgar e registrar todas as mensagens dos espíritos trabalhadores na Fraternidade Tabajara, movimentos sociais da casa, tais como: aniversários, batizados, casamentos, realizações dos departamentos em geral e mensagens produzidas através dos membros integrantes dos mesmos, relatórios diversos e resumos de atas e balancetes.

O Tabajara está afeto ao departamento de Comunicação Social referido nos estatutos da Fraternidade Tabajara no artigo 8º, que poderá possuir no futuro outros meios de divulgação tais como rádio, televisão e outros que a tecnologia desenvolvida pelos homens possa vir a Fraternidade Tabajara possuir e manter.

Para administrar a confecção de O Tabajara, seus movimentos estatísticos e financeiros, sua confecção e distribuição, seleção de matérias a serem divulgadas através dele e de outros meios de comunicação que a Fraternidade Tabajara venha a possuir, fica assim constituída sua diretoria:

 

1)    Um(a) presidente: escolhido(a) dentre irmã(o)s veneráveis da O.S.T. ou O.S.M., a quem caberá:

a)    Presidir todos as reuniões do departamento, dentro deste regimento interno.

b)    Supervisionar todos os trabalhos da diretoria do departamento de comunicação social.

c)    Assinar, co-responsabilizando-se, todos os balancetes mensais da tesouraria do departamento.

d)    Assinar, co-responsabilizando-se, todos os relatórios mensais e anuais da secretaria do departamento.

e)    Representar legalmente, junto à presidência mensal da Fraternidade Tabajara, em todos convênios e contratos firmados pelo departamento de comunicação social.

2)    Um(a) vice-presidente: escolhido(a) dentre irmã(o)s veneráveis da O.S.T. ou O.S.M., a quem caberá:

a)    Assumir todas as responsabilidades da presidência na ausência desta.

b)    Colaborar em todas as atribuições da presidência, durante a sua gestão administrativa.

3)    Primeiro(a) e segundo(a) secretários(as) – escolhidos(as) dentre irmã(o)s iniciados(as) na O.S.T. ou O.S.M., de preferência, ou dentre membros dos departamentos da Fraternidade Tabajara, a quem caberão:

a)    Cabe a(o) primeiro(a) e segundo(a) secretários(as) elaborar as atas das reuniões do departamento, relatando as atividades deste e relatório anual a ser enviado à secretaria geral da Fraternidade Tabajara.

b)    Manter registro de todas as mensagens divulgadas pelo departamento, em arquivo organizado próprio com índices de datas e assuntos nelas contidos bem como cadastro de colaboradores.

c)    Contratar e supervisionar o trabalho de profissionais necessários ao desenvolvimento das atividades do departamento.

d)    Manter sob sua responsabilidade o registro de todos atos administrativos do departamento e respectiva documentação.

4)    Primeiro(a) e segundo(a) tesoureiros(as) – escolhidos(as) dentre irmãs(os) iniciados(as) na O.S.T. ou O.S.M., de preferência, ou dentre membros dos departamentos da Fraternidade Tabajara, a(o)s quais caberão:

a)    Cabe a(o) primeiro(a) e segundo(a) tesoureiro(a) elaborar e apresentar balancetes mensais e balanço anual das receitas e despesas do departamento e apresentá-los à tesouraria geral da Fraternidade Tabajara para a devida escrituração.

b)    Manter sob sua responsabilidade toda documentação referente ao movimento financeiro do departamento, receitas e despesas, dentro das exigências legais.

c)    Receber e dar recibos referentes a donativos e subsídios, assinaturas e outras fontes de receitas do departamento.

5)    Colaboradores – cadastrados como tais são os redatores, médiuns psicógrafos, divulgadores, revisores, apresentadores e outros, todos sendo, de preferência, membros dos departamentos da Fraternidade Tabajara, possuindo a secretaria do departamento fichas cadastrais de cada colaborador.

 

Este regimento poderá ser reformado, com envio das propostas de reformulação ao conselho deliberativo da diretoria da Fraternidade Tabajara e aos Mentores espirituais, com assinaturas aprovadas em assembléias magnas da O.S.T. e O.S.M., passarão a vigorar. Todos os cargos supra citados da diretoria do departamento de comunicação social não são remunerados

Jornal O TABAJARA

Capa da Edição 754 - Jan/2020

Mensalmente é publicada uma edição do Jornal O TABAJARA com mensagens dos Mentores Espirituais, Fluídos do Evangelho, psicografias recebidas na Fraternidade Tabajara, programação mensal, atividades dos departamentos, aniversariantes entre outras informações, anúncios e serviços oferecidos pela Fraternidade. Temos a versão impressa do jornal que é oferecida na Casa durante as sessões, e a versão Digital, com plano Anual, que é enviada por e-mail, periodicamente, para os assinantes. Para mais informações e assinatura da versão digital preencha o Formulário abaixo!

Capa da Edição 755 - Fev/2020
Capa da Edição 756 - Mar/2020
Capa da Edição 757 - Abr/2020
Capa da Edição 758 - Mai/2020
Capa da Edição 759 - Jun/2020
Contate-nos
arrow&v

© Fraternidade Tabajara.

Todos os direitos reservados.